Tuesday, September 26, 2006

Mentes Brilhantes


É antiga a questão, sobre o que é preponderante: a capacidade inata (podemos chamar de “dom”) ou treino e motivação? Por exemplo, para alguém ser um exímio pianista, o que foi mais considerável: seu dom, o qual é inato à pessoa, ou o treino e motivação no estudo do instrumento?
É sobre essa questão que a edição de setembro de 2006 da revista Scientific American Brasil (ano 5, nº52) trata.
Uma excelente maneira de estudar tais questões é analisar o comportamento, aprendizado e raciocínio dos enxadristas. Como a habilidade no xadrez pode ser medida facilmente e submetida a experimentos de laboratório, o jogo se tornou um campo de testes importante para teorias nas ciências cognitivas. Dessa maneira, psicólogos procuraram responder essas questões estudando mestres do xadrez.
De que maneira a mente desses brilhantes jogadores armazena, organiza e recupera informações que são relevantes durante partidas. Da mesma maneira, como um virtuose muitas vezes reconstitui a partitura de uma sonata ouvida só uma vez?
Pesquisas têm revelado que o estudo aplicado é a chave para obter sucesso no xadrez, na música clássica, no futebol e em muitos outros campos. Novas pesquisas indicam que a motivação é um fator mais importante que a habilidade inata.
Como conseqüência disso, surge uma interessante teoria, a chamada regra dos dez anos: “A regra dos dez anos afirma que é preciso cerca de uma década de trabalho duro para dominar QUALQUER CAMPO”, ou seja, em uma década de treino exaustivo qualquer pessoa pode tornar-se desde um violinista a um neurocirurgião, independentemente de capacidades inatas. Isso nos leva a vislumbrar a imensa capacidade do cérebro de realizar tarefas, por mais complexas que sejam, adquirida por meio do treino.

Leia Artigo: "Expert Memory: A Comparison of Four Theories"



Para saber mais:

The Rating of chessplayers, past and present. Arpard E. Elo. Acro Publishing, 1978.

Thought and choice in chess. Adriaan de Groot. Mourton, 1978.

Expert Performance in sports: advances in research on sport expertise. Janet L. Starkes e K. Anders Ericsson. Human Kinetics, 2003.

Moves in mind: the psychology of board games. Fernand Gobet, Alex de Voogt e Jean Retschitzki. Psychology Press, 2004.

The Cambridge handbook of expertise and expert performance. Neil Charness, Paul J. Feltovich, Robert R. Hoffman e K. Anders Ericsson. Cambridge University Press, 2006.

No comments: