Saturday, September 23, 2006

Sentimentos e Expressões Faciais


As expressões faciais na espécie humana têm fundamental importância na comunicação e expressão de sentimentos. O mecanismo de funcionamento, a nível neurológico e sua interpretação tem sido alvo de intenso estudo por parte de várias áreas do conhecimento, pois tem implicações diversas, por exemplo, seria indiscutível seu uso por parte de psicólogos e educadores, que por meio da interpretação dessas expressões teriam noção exata do estado emocional do aluno ou paciente, que poderia estar expressando-o muitas vezes inconscientemente.
Leonardo Da Vinci soube usar a subjetividade e complexidade da expressão facial humana em sua mais famosa obra "Mona Lisa" (leia matéria a respeito) na qual não podemos traduzir com exatidão o estado emocional de Gioconda, seu sorriso enigmático tem atravessado séculos sem uma interpretação definitiva.
Em 1978 Ekman e Friesen desenvolveram a partir de uma minuciosa análise de 5000 expressões faciais de adultos, gravadas em vídeo um sistema de codificação facial denominado FACS (Facial Coding Action System) chegando a um protótipo morfológico de cada emoção, descrevendo quais músculos ou conjuntos musculares são responsáveis por cada ação. Essa foi uma maneira objetiva de sistematizar os sentimentos transmitidos pelas expressões (veja aqui tabela ilustrada).

No comments: